Guaporé, a cidade das joias

Guaporé, a cidade das joias
Avalie este post?

A cidade de Guaporé está localizada na Serra gaúcha, sendo considerado o segundo polo brasileiro de joias e lingerie. Foi colonizado por imigrantes italianos e preserva até hoje as tradições de seus colonizadores.
Sua colonização iniciou em 1800 com as primeiras famílias que subiram o Rio de Taquari e se estabeleceram onde atualmente se encontra o município de Muçum, ex-distrito de Guaporé. Em 1892, foi criada a colônia de Guaporé, nas terras que pertenciam ao município de Passo Fundo, a imigração italiana deu grande impulso econômico com a introdução da agricultura, e pecuária, surgindo na sequência as primeiras indústrias.
Em 1907, com a chegada ao município da família Pasquali, inicia-se a atividade que eventualmente seria a mais importante do município, a da fabricação de joias folhadas. Os membros da família utilizaram o conhecimento que traziam consigo para montar a primeira das eventuais dezenas de pequenas indústrias joalheiras.
A origem de seu nome vem do guarani, que significa provavelmente “Vale Deserto”, ou “rio encachoeirado”, pelo seu território acidentado, com altitude máxima aproximada de 700 metros e 478 metros acima do nível do mar.

Igreja Matriz
Construída em 1947 em estilo gótico, tendo como padroeiro Santo Antônio, possui belos vitrais, sendo considerada uma das mais belas de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Queda do Biscaro
Localizada em uma propriedade particular, o acesso até ela é de chão batido, aproximadamente a 5km do trevo principal da entrada da cidade. Possui uma bela trilha ecológica que leva até a queda.

Cristo Redentor
Com 13m de altura, e construído em 1967 está ostentado em um pedestal de 07 metros de altura, situado na montanha mais alta da cidade, é considerado o monumento símbolo da comunidade.

Rio Carreiro
Propício para a prática de rafting, o rio Carreiro é um afluente da margem direita do Rio Taquari. Nasce na Coxilha Grande, no Município de Lagoa Vermelha, bastante sinuoso e percorre 70km em território guarapoense.

Compra já sua passagem para a cidade de Guaporé pelo site da empresa Bento Gonçalves http://www.bentotransportes.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *