Gravidez : cuidados durante viagens de ônibus

A gestação é um momento sublime na vida de toda mulher, é a realização de um sonho, são nove meses de ansiedade e sorrisos. E, é claro que a vida não pode parar neste período, mas muitas mulheres grávidas ficam na dúvida no momento de programar uma viagem.
Toda mulher grávida pode e deve viajar sim, basta estar atenta para o momento especial em que vive e tomar todos os cuidados necessários para que a viagem seja agradável para a mamãe e para o bebê.

Programe-se
Antes de marcar a viagem e arrumar as malas, converse com seu médico, faça os exames necessários para ter certeza de que você e o bebê estão bem. Além disso, siga todas as instruções que o médico lhe passar.
Lembre-se que durante a gravidez seu organismo está passando por momentos peculiares, como enjoos, câimbras, dores nas pernas e nas costas. Veja com seu médico todos os cuidados e medicamentos que podem ser utilizados nestes casos.

Organize-se
Faça as malas e lembre-se de levar todos os itens necessários, documentos, medicamentos, roupas leves e confortáveis, petiscos saudáveis para você consumir durante a viagem. Lembre-se de reservar o hotel, defina seu meio de transporte durante os passeios, alugue um carro ou tenha em mãos o telefone de alguma companhia de táxi, além disso, planeje os lugares que pretende conhecer, faça um roteiro da sua viagem.
Desta forma você reduz a possibilidade de contratempos e a possibilidade de um estresse, diminuindo a ansiedade, e possibilitando que você faça uma viagem mais tranquila e relaxada.

Durante a viagem
Mulheres grávidas precisam ter uma atenção redobrada durante uma viagem, para evitar o inchaço e outros desconfortos, é fundamental que você se movimente um pouco. Durante as paradas, desça do ônibus, caminhe um pouco, faça alongamentos. Importante também usar um sapato confortável e largo, com solas antiderrapantes e algum tipo de acolchoado na planta do pé, tênis são uma boa sugestão.
Lembre-se de ir ao banheiro. Mulheres grávidas precisam ir ao banheiro muitas vezes, para facilitar isso, uma sugestão é ocupar uma poltrona no corredor, assim você não precisa se constranger em pedir licença e incomodar o passageiro ao lado, toda vez que precisar usar o banheiro.
É importante também manter-se hidratada, beba muita água e faça pequenas refeições, frutas e petiscos saudáveis são a pedida durante uma viagem.
O cinto de segurança é um item obrigatório para qualquer passageiro, posicione-o abaixo do ventre da forma mais confortável possível.

No destino
Grávidas exigem alguns cuidados específicos após a viagem, não carregar malas pesadas é um deles, pois fazer força pode trazer problemas a sua coluna e ao bebê. Descanso e uma alimentação equilibrada também são fundamentais para recuperar as energias gastas durante a viagem, lembre-se que você está saindo da sua rotina e isso pode trazer algum tipo de estresse.
Evite longas caminhadas, tome cuidado com o sol, hidrate-se sempre, evite atividades de grande impacto como cavalgadas e a prática de algum esporte mais radical. Leve sempre uma pequena maleta com seus medicamentos básicos, como para evitar enjoos e amenizar as dores que podem causar incômodos.

Atentando para estes pequenos cuidados, basta colocar uma roupa confortável, pegar seu roteiro de viagens, sua câmera fotográfica e aproveitar o passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *