Descubra um pouco mais sobre a cidade de Itaqui.

A cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, está localizada às margens do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.

Onde hoje situa-se a cidade de Itaqui, foi feito o primeiro povoamento pelos jesuítas da redução ou missões de La Cruz (hoje localidade argentina). Foi apenas no início do século XIX que este território foi incorporado às terras portuguesas e foram concedidas as primeiras sesmarias. A palavra Itaqui deriva do Guarani, e significa “pedra d’água, pedra macia, boa para afiar”. Em 1837, passava à Freguesia e, em 06 de dezembro de 1858 a 1859, aconteceram sucessivamente a emancipação e instalação do Município. Em 1879 foi elevado à categoria de cidade em 13 de dezembro de 1837.

Durante a Guerra do Paraguai a localidade de Itaqui entrou novamente no cenário das guerras, quando seus homens tiveram a oportunidade de fazer frente aos soldados de Francisco Solano López, então presidente do Paraguai.

Para quem visita à cidade, um dos atrativos principais é a caverna Iguariaçá, que apresenta uma paisagem pitoresca da região e provavelmente foi habitada pelos primeiros índios que lá estiveram. Durante o mês de setembro acontece também uma grande semana farroupilha, em que se trazem os melhores conjuntos do estado para animar os bailes da cidade. A cidade também produz grandes festivais, como o Festival Itaquiense de Teatro Amador, O Festival de Canto Farrapo da Casilha do Porto e o Dança Comigo Itaqui (festival de dança), no qual participam grupos teatrais de vários lugares, inclusive da Argentina.

Outros pontos turísticos muito procurados pelos turistas que visitam a cidade são a Igreja Matriz de São Patrício, que teve sua paróquia fundada em 1837, o Passo do Silvestre, um balneário com areias brancas e águas claras, ampla área para camping, quadras de futebol de areia e vôlei e a Reserva Biológica de São Donato.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodosoft is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache