Descubra um pouco mais sobre a cidade de Igrejinha

O município de Igrejinha está localizado no estado do Rio Grande do Sul, localizado na mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na microrregião de Gramado-Canela, mais precisamente no Vale do Paranhana.

Sua colonização foi iniciada em 1824, com a chegada de imigrantes alemães. Porém foi apenas no ano de 1847 que Tristão Monteiro desbravou os caminhos desde o Vale do Rio dos Sinos, com o intuito de instalar a recém fundada Fazenda do Mundo Novo. Foi Tristão também quem construiu a primeira casa de alvenaria do vale, com o objetivo de instalar a capatazia e o armazém de abastecimento dos primeiros colonos, que foi chamada de “Casa de Pedra”.

Inicialmente o povoado foi denominado de Santa Maria do Mundo novo, virando ponto de referência em razão da forte influência da igreja católica em toda a região, que dava aos imigrantes recém-chegados o apoio necessário, para o alivio para suas frustrações, medos e saudades.

O nome da cidade se deve a uma pequena igreja construída pelos imigrantes da região em 1863. No ano de 1935 Igrejinha foi transformada em distrito do município de Taquara, sendo emancipado e elevado a categoria de cidade em 9 de fevereiro de 1965.

Igreja Gabriel

Construída no ano de 1862 considerado o mesmo ano da fundação desta comunidade. Até 1874 esta era a única igreja em toda a região de Santa Maria do Mundo Novo.

Casa de Pedra

Foi a primeira casa construída em alvenaria serviu como moradia da família de Tristão Monteiro e armazém de abastecimento para os primeiros imigrantes que chegaram na região. No ano de 201º foi declarada como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Praça Dona Luisa e Rua Coberta

Um dos pontos centrais da cidade de Igrejinha. Na Rua Coberta Ary Delmar Koppe, realizam-se vários eventos.

Museu do Professor Gustavo Adolfo Koetz

O museu guarda um acervo que conta com peças antigas da história da colonização alemã e outras etnias do município, além dos instrumentos musicais do Professor Gustavo Koetz.

Vila Germânica

Um conjunto de construções arquitetônicas que remetem aos tempos da colonização alemã no município. As construções envolvem: Artesanato, Ferragem, Armazém, Igreja, Casa da Música, Casa do Imigrante.


Conheça a cidade de Igrejinha, adquira sua passagem online pelo site da empresa Citral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodosoft is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache