Conheça a cidade de Tramandaí

Tramandaí é uma cidade litorânea no norte do Rio Grande do Sul, distante 118km da capital Porto Alegre.

No começo do século VXIII o território onde hoje se localiza o município de Tramandaí, servia de passagem para viajantes que iam com destino a Laguna, Rio de Janeiro ou para a Colônia de Sacramento.

O povoado de Tramandaí, oficialmente inicia-se em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebe a 1ª Sesmaria do Estado no local chamado “Paragem das Conchas”.

O local do povoado recebeu este nome devido ao rio que era notável por sua piscosidade. Tramandaí inicia-se às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado. Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas. Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio.

Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes.

Plataforma Marítima

Concretada 400 metros mar a dentro, a plataforma de pesca de Tramandaí é palco de competições nacionais e internacionais de pesca.

Ponta da Barra

Espetáculo diário onde os pescadores lançam suas redes no cardume de peixes a cada indicação dos botos.

Trilha do Horto

O Horto Florestal do Litoral Norte, localizado em Tramandaí é uma rara reservada à preservação, estudo multiplicação de espécimes florestais. É o caminho pelo qual os grupos podem entrar em comunhão com a natureza, acompanhados de guias que indicarão os pontos e suas particularidades.

Biblioteca Municipal Manoelito de Ornelas

Funciona junto ao Centro de Cultura e lazer, localizado na Av. da Igreja, possui um acervo de aproximadamente mil livros, tratando sobre os mais diversos assuntos. Conta com profissionais especializados em atender ao público em geral, emprestando livros para leitura.

Parque Histórico Marechal Osório

Localizado na RS 030, foi inaugurado em 1970 e ocupa 174hc. Preserva a casa onde nasceu Osório, o jazido arquitetônico com os restos mortais do Marechal Osório e o Museu de Armas. Aberto das 08 às 18hs, o Parque conta com camping, restaurante, área de lazer e recanto infantil.
  

Santuário de São Pedro

O Santuário de São Pedro está localizado junto ao Horto Municipal na RS-030, KM-91, no local há uma estátua de 1,85m de altura, em homenagem a São Pedro, Santo Padroeiro da cidade de Tramandaí, dos pescadores e do Estado do Rio Grande do Sul. Aberto à visitação diariamente, com acesso gratuito. Local de encontro, oração e reflexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *