Balneário Pinhal e a beleza do litoral sul

Conheça um pouco mais sobre a cidade de  Pinhal, localizadao no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, onde antigamente era passagem obrigatória de tropeiros que se dirigiam a Região de Nonoai.

Foi por volta de 1900 que Antônio de Gasperin estabeleceu no local um armazém de secos e molhados, pela proximidade com a cidade de Palmeira das Missões o desenvolvimento da imigração e início da colonização do local se deu de forma mais rápida e fácil.

A colonização da região foi realizada com imigração das primeiras famílias oriundas da região Colonial italiana que deram início ao desbravamento do sertão estabelecendo as primeiras lavouras e a criação de animais na região.

A origem do nome Pinhal remonta ao início da colonização da região. Os imigrantes encontraram a denominação do Lajeado Pinhal nos Registros da Inspetoria de Terras e aproveitaram o mesmo para nomear a localidade.

Lago Verde

Situa-se no Distrito de Túnel Verde com suas belas águas, cercado por Eucaliptos. Local onde encontra-se o Recanto de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores. A imagem mostra monumento em sua homenagem de 6,00m de altura.

Túnel Verde

Uma das belezas naturais que são encontradas no município, situa-se na rodovia RS 040, com 3,5 km de extensão de árvores de Eucalipto, da espécie robusta. No ano de 1999 foi ampliado com o plantio de 60.000 mudas, sua extensão será de 2,8 km

Lagoa da Cerquinha

Com extensão de 7,94 km2 e até 3,8m de profundidade, apropriada para pesca artesanal, circundada por mata de Eucaliptos e Figueiras. Lagoa de preservação com atividades restritas.

Praia do Pinhal

Balneário Pinhal possui 8 km de orla marítima, mantendo as dunas a beira mar, abrangendo sede, praias Pinhal Zona Sul, Pinhal Zona Nobre e Magistério

Aproveite esse verão e conheça a cidade de Pinhal, adquira sua passagem online pelo site da Expresso Palmares, escolha sua poltrona preferia, e embarque para mais uma bela viagem.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *